José Sócrates foi recebido por Bento XVI na Nunciatura. À saída prestou as seguintes declarações aos repórteres presentes:
Estava feliz, o nosso PM. Sorria e sorria! Mas sorria de quê? Pela felicidade que sentia em ter falado com Sua Eminência. Por ter falado com Sua Eminência sobre as relações do Estado português com a Igreja. Porque achou que deveria ter dito a Sua Eminência que Portugal está num novo arranque económico, etc,etc, etc.
E pisou e repisou no Sua Eminência com o ar mais radiante e convencido do mundo.
Que papelaço, snr. primeiro ministro! Então o protocolo de S. Bento não o informou que a fórmula para se falar do papa ou com o papa é Sua Santidade? Como acha que sabe tudo não lhe deve ter posto sequer a questão. E pelos vistos nem o Luís Amado sabia, porque não o vi corrigi-lo. Será que têm um assessor de protocolo formado nas Novas Oportunidades?
Oh Zé, esta foi mesma mazinha! Para evitares mais gaffes semelhantes deixo-te um texto e o endereço da página de onde o tirei para saberes como deves tratar Bento XVI quando lhe escreveres a carta a agradecer a visita
Formulas protocolares de tratamento de dignidades
Religiosos
Papa
No cabeçalho - Santidade, Beatitude
Tratamento directo (quando nos dirigimos a…) - Vossa Santidade / Beatitude
Tratamento indirecto (quando nos referimos a…) - Sua Santidade / Beatitude
No sobrescrito (envelope) - Sua Santidade o Papa Bento XVI
Cidade do Vaticano
in PORTUGAL PROTOCOLO EM http://www.portugalprotocolo.com/COMUNICACAO_TRATAMENTO.php
N.B. Torna esta página uma leitura obrigatória para toda a equipa governamental. Aprender é até cair e mais vale tarde do que nunca
Sem comentários:
Enviar um comentário