sexta-feira, 14 de maio de 2010

ESTA É ALGUMA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE TEMOS!

A esta hora o Papa Bento XVI já está em Roma a descansar da sua estadia de 4 dias em Portugal. Após João Paulo II confesso que me será muito difícil gostar de outro Papa. Não tendo especial simpatia pelo Cardeal Ratzinger respeito a sua figura como católica que sou. Contudo o pouco a que assisti desta visita fez-me pensar que ele é mais aberto e humano do que o imaginara. Talvez o tempo me faça mudar a opinião anterior.
Vi alguns momentos da visita através dos nossos canais de TV. E, como estive atenta, ouvi coisas de bradar aos céus, pronunciadas pelos repórteres em campo e que revelam uma má formação profissional e uma falta de cultura impensável. Passo a citar apenas 3 exemplos das “pérolas” proferidas só na partida de Pedras Rubras:
- “Estamos a ouvir os primeiros acordes do Hino de Portugal” - enquanto se tocava o Hino do Vaticano. Não houve correcção.
- “O Estado do Vaticano, o mais pequeno do mundo domina a cristandade há mais de 2000 anos”. - Espantoso! O Estado do Vaticano foi criado em 1929. A jornalista confunde Vaticano com Santa Sé
- "Bento XVI é um dos papas mais intelectuais do século XX”. Como todos nós sabemos ele ascendeu ao cargo em 2005 – século XXI. Referência cronológica erradíssima
Por acaso assisti a isto em directo e conhecia os jornalistas. Não fora isso eu achava que tinham saído directos de um curso de formação das Novas Oportunidades. Mas depois do Primeiro Ministro ter despromovido Bento XVI a cardeal, acho que tudo é possível.

Sem comentários: