quinta-feira, 10 de junho de 2010

DIA DE PORTUGAL A TRÊS TEMPOS

Uma das coisas que sempre admirei foi o orgulho dos americanos pelo seu país e que demonstram arvorando a sua bandeira nacional em diferentes locais por todo o país, desde frontarias de prédios de andares até ao quintal mais pequeno de um sítio perdido. Por cá, exceptuando nos edifícios oficiais, só se vêm as cores nacionais em profusão desde que o Scolari incentivou o seu uso no apoio ao futebol. E o 4 de Julho, dia nacional nos States é um momento de alegria partilhada e de  grande sociabilidade.  Nós nunca conseguimos ter este comportamento perante a pátria. Revelamos sempre é o país que somos. O dia de hoje é um exemplo disso porquanto é celebrado a 3 tempos,  não só diferentes mas até contrastantes:

O INSTITUCIONAL - Festa de gala com PR e governo, medalhas e bandas militares. Se quer assistir terá  ir a Faro ou ver na TV em directo

O DA MEMÓRIA - Celebração dos nossos  combatentes, heróis na vida ou na morte, com cerimónias religiosas e evocação junto do memorial. Se não for aos Jerónimos e a Belém e gostaria  de ver terá de aproveitar os escassos minutos  que serão trasmitidos por algum telejornal.

O POPULAR - "Boa pá! Já cá canta mais uma ponte. Vamos aproveitar estes 4 dias. A vida curta e vem aí a crise". Para participar desta festa é só dirigir-se a qualquer praia, se estiver calor, ou a  um dos variadíssimos e dispersos shoppings deste país, se chover.

Bom Dia, Portugal. Temos o país que merecemos

Sem comentários: