sexta-feira, 20 de abril de 2012

O PORTO DE LEIXÕES E MATOSINHOS DE LUTO

Matos Fernandes, presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões, apresentou a sua demissão em carta enviada ao ministro da Economia.

“Fecha-se um ciclo de ouro de década e meio no Porto de Leixões, e espero que se abra outro de ouro e não de ferrugem.” Foi assim que o presidente da Comunidade Portuária de Leixões reagiu, em declarações ao Negócios, à demissão de Matos Fernandes da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), numa carta enviada ao ministro da Economia, Álvaro Pereira.

Vieira dos Santos, que soube da decisão de Matos Fernandes “ontem à noite”, confirmou que o gestor portuário “tinha tomado a decisão de renunciar ao mandato”. Uma decisão “pessoal e que é de lamentar”, sublinhou.

A indefinição do Governo em torno do modelo de gestão dos portos, sabendo-se da intenção do Executivo de fundir as administrações portuárias, deverá estar na base da apresentação da demissão. O Negócios tentou, sem sucesso, falar com Matos Fernandes.


http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552287

Após décadas de prejuízo e de quase abandono pelo tráfico internacional, o porto de leixões, debaixo da exemplar Administração de Matos Fernandes tornou-se uma empresa sustentável e de orgulho para o país. Talvez por isso mesmo as administrações dos outros portos, incapazes de lhe seguirem os passos, e o Governo Central, perfeitamente ignorante do que é uma gestão portuária, tenham começado a achar que a junção de todos os portos fosse uma solução. Vivendo á custa de Leixões tememos que o que vá acontecer a este porto, sem Matos Fernandes e uma política adequada, seja cair no fosso em que estão os restantes portos.

Mais uma vez se abandonam os bons modelos que ainda existem neste país por incapacidade e facilitismo de quem nos governa. Esperemos para ver...

Sem comentários: