sábado, 6 de agosto de 2011

UM "DÉJÀ VU"

A nota AAA que agora foi retirada pela Standard & Poor’s aos EUA significava uma garantia de confiança máxima do mercado financeiro.
Porém, graças ao défice orçamental dos EUA e aos riscos políticos a que a nação está sujeita, a Standard & Poor’s baixou, pela primeira vez, a nota para AA+. O Governo norte-americano reagiu com indignação e acusou a agência de fundamentar a sua decisão em graves erros de cálculo.
Não se sabe qual será o comportamento dos mercados a partir de agora. Muitos analistas acreditam, porém, que esta descida terá impactos modestos, até porque as outras agências - Moody’s e Fitch - decidiram não baixar a notação do Governo. Por enquanto.
Os últimos números do Governo revelam que a economia americana praticamente estagnou no primeiro trimestre (0,4 por cento) e cresceu apenas 1,3 por cento entre Abril e Junho, em termos homólogos.
 
Não percebo muito de política financeira internacional mas isto cheira-me que neste momento os EUA querem tanto o Obama no poder como nós queríamos o Sócrates. Vamos ver com atenção as cenas dos próximos capítulos. E andava eu preocupada com a dívida nacional!!! Afinal só há 16 países sem esse problema. Aviso a quem quiser emigrar: vejam o país que escolhem. Aqui na Europa têm 12.

Sem comentários: