1- José Sócrates disse ter ficado com uma “ideia tranquilizadora” após o "briefing", uma vez que a capacidade operacional e a eficácia no combate às chamas “melhorou muito”.
Lembrando que as condições meteorológicas são tão gravosas como aquelas que se verificaram em 2003 e em 2005 (dois anos em que o país enfrentou um grande número de incêndios), Sócrates frisou que, por ora, “a área florestal ardida é inferior à de 2003”.
In Público de 13.8
2 - Portugal teve este Verão mais do dobro da área ardida de Espanha. Até ao dia 4 arderam em Portugal mais de 242 mil hectares, contra os pouco mais de 100 mil do País vizinho. Quando comparado com os restantes Estados-membros da Europa do Sul, o cenário é ainda mais dramático para Portugal o terceiro país com mais área ardida é Itália, com cerca de 16 mil hectares.
Do conjunto dos cinco países da Europa do Sul (onde se inclui ainda Grécia e França, em especial a área sul), Portugal teve cerca de 65% do total da área ardida nesta campanha. Um número dramático que, até agora, quase duplica a percentagem do ano passado, quando 37% da floresta ardida nessa região europeia foi portuguesa
In Diário de Notícias de 15.8
Sem comentários:
Enviar um comentário